banner

Sistema de Ficalização do Trânsito

COMO ESTÁ SENDO A INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO EM VITÓRIA DA CONQUISTA?

Estudos apontam que a principal causa de acidentes de trânsito está relacionada à imprudência de condutores por conta do excesso de velocidade. No mundo inteiro, experiências demonstram que uma das maneiras mais eficientes de reduzir o número de feridos ou mortos em acidentes é a implantação de uma fiscalização eletrônica, aliada a campanhas de educação bem direcionadas.

Em Vitória da Conquista, tem início agora, através da Prefeitura Municipal e com operação técnica comandada pela empresa de tecnologia da informação e inovação Tivic, a instalação de uma rede eletrônica de inspeção, ação que contará com 22 faixas de fiscalização com 14 radares fixos e 8 lombadas eletrônicas.

PRA QUE SERVE O SISTEMA DE FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO?

O sistema contribui para melhorar a gestão do trânsito, a segurança pública e minimizar, ao máximo, acidentes e mortes nas vias urbanas. Vale lembrar que o Brasil foi um dos primeiros países a utilizar a fiscalização eletrônica, a partir de 1992, com implantação de equipamentos fixos e execução de programas de monitoramento do trânsito, com resultados importantes.

De acordo a dados do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), a fixação de equipamentos com tal finalidade em rodovias federais e vias urbanas reduziu, aproximadamente, 70% dos acidentes de trânsito nas localidades e, consequentemente, o número de mortes. O Brasil, no início dos anos 2000, foi visto como uma referência mundial no assunto.

ONDE SERÃO INSTALADOS OS EQUIPAMENTOS DE FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO?

Em Conquista, os equipamentos vão ser instalados em pontos que apontam o excesso de velocidade como o principal motivo de acidentes, bem como nas entradas da cidade, com dispositivos registradores de imagem monitorando chegada e saída de veículos e a contagem do tráfego através da volumetria.

Como parte do conjunto de ações ordenadas, serão retirados das vias definidas os quebra-molas e lombadas físicas, depois inseridos equipamentos de sinalização. A operação, que tem caráter educativo, funcionará por um período definido, com contabilização dos resultados, até a fixação completa do aparato tecnológico.

COMO FUNCIONA ESSA TECNOLOGIA?

A tecnologia utilizada trabalha com um sistema que permite reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou de um mapa de bits, o OCR (em tradução livre, Reconhecimento de Caracteres Ópticos). Esse sistema tem a capacidade de visualizar a placa de um veículo em alta velocidade, por exemplo, e identificar o conjunto alfanumérico. Estes dados são processados e confrontados com o cadastro do departamento específico que cuida do trânsito, possibilitando a notificação da irregularidade e aplicação de multas ou outras punições. O uso de dispositivos tecnológicos como esse é vital para promover uma mudança de comportamento dos próprios condutores de veículos, impulsionar a segurança viária e sublinhar o compromisso com a redução de acidentes e mortes.

banner