Avenida Olívia Flores, 53, Candeias,
Vitória da Conquista - BA,
CEP 45028-100
Estudos apontam que a principal causa de acidentes de trânsito está relacionada à imprudência de condutores por conta do excesso de velocidade. No mundo inteiro, experiências demonstram que uma das maneiras mais eficientes de reduzir o número de feridos ou mortos em acidentes é a implantação de uma fiscalização eletrônica, aliada a campanhas de educação bem direcionadas.
Em Vitória da Conquista, tem início agora, através da Prefeitura Municipal e com operação técnica comandada pela empresa de tecnologia da informação e inovação Tivic, a instalação de uma rede eletrônica de inspeção, ação que contará com 22 faixas de fiscalização com 14 radares fixos e 8 lombadas eletrônicas.
O sistema contribui para melhorar a gestão do trânsito, a segurança pública e minimizar, ao máximo, acidentes e mortes nas vias urbanas. Vale lembrar que o Brasil foi um dos primeiros países a utilizar a fiscalização eletrônica, a partir de 1992, com implantação de equipamentos fixos e execução de programas de monitoramento do trânsito, com resultados importantes.
De acordo a dados do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), a fixação de equipamentos com tal finalidade em rodovias federais e vias urbanas reduziu, aproximadamente, 70% dos acidentes de trânsito nas localidades e, consequentemente, o número de mortes. O Brasil, no início dos anos 2000, foi visto como uma referência mundial no assunto.
Em Conquista, os equipamentos vão ser instalados em pontos que apontam o excesso de velocidade como o principal motivo de acidentes, bem como nas entradas da cidade, com dispositivos registradores de imagem monitorando chegada e saída de veículos e a contagem do tráfego através da volumetria.
Como parte do conjunto de ações ordenadas, serão retirados das vias definidas os quebra-molas e lombadas físicas, depois inseridos equipamentos de sinalização. A operação, que tem caráter educativo, funcionará por um período definido, com contabilização dos resultados, até a fixação completa do aparato tecnológico.
A tecnologia utilizada trabalha com um sistema que permite reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou de um mapa de bits, o OCR (em tradução livre, Reconhecimento de Caracteres Ópticos). Esse sistema tem a capacidade de visualizar a placa de um veículo em alta velocidade, por exemplo, e identificar o conjunto alfanumérico. Estes dados são processados e confrontados com o cadastro do departamento específico que cuida do trânsito, possibilitando a notificação da irregularidade e aplicação de multas ou outras punições. O uso de dispositivos tecnológicos como esse é vital para promover uma mudança de comportamento dos próprios condutores de veículos, impulsionar a segurança viária e sublinhar o compromisso com a redução de acidentes e mortes.